The Sims é jogo para mulher?

Existe uma certa polêmica em cima do jogo the sims, de que ele é um jogo feito pra mulher. Desde a época que comecei a jogar the sims, meus irmãos e inclusive meu pai, que sempre adorou jogos de futebol mais do que tudo, jogou também.

O the sims em si, é um jogo que visa diversão, e isso me leva a lembrar de jogos feitos para nintendo Wii, que são coloridos e divertidos.



Existe um grande peso quando falamos no verdadeiro conceito de diversão. O que vai determinar se um jogo é divertido, eu diria que pode ser medidos na quantidades de risada que você dá enquanto joga.

Eu gosto muito de jogos como rpg, porém eles em geral, não são “divertidos” no melhor sentido possível da palavra. Você “trabalha” com o personagem para que ele evolua, e dependendo do jogo, é uma espécie de trabalho-recompensa, que é uma fórmula muito vista nos jogos de MMO.

O The Sims está na categoria diversão. É um jogo que você acha graça das coisas que faz, e pelo fato dele ser uma simulação da sua vida, ele sempre esbarra em coisas que acontecem no nosso cotidiano, porém com uma alta dose de humor.

Alguns gamers gostam mais de jogos violentos e ação, que se enquadrariam na mesma categoria de filmes de “ação, tiro, corrida”, que são muitas vezes os prediletos dos homens.

As mulheres costumam gostar de personalizar todo tipo de coisa, e de temas mais leves e bem humorados.

Mas onde entram as pessoas que gostam de jogos inteligentes, quebra-cabeças, estratégia, evolução etc?

Não podemos dizer que The Sims seja um jogo feito para mulheres só porque ele é fácil, divertido. Isso não quer dizer que as mulheres que gostam de jogos mais sérios como Metal Gear sejam lésbicas.

Eu gosto de quase todos os estilos de games e acredito que este pensamento esteja incluso diretamente no preconceito do que no próprio jogo em si.
Dizer que já jogou The Sims e que enjoou, não justifica dizer que, por isso ele é jogo de mulher. O jogo enjoa sim, e por isso eles estão sempre lançando tantas expansões, para que você possa continuar progredindo.


Qualquer jogo enjoa de jogar, e mesmo assim, quando um jogo é bom, você volta a jogar ele quando passa um certo tempo ou tem alguma novidade/patch. A mesma coisa acontece com o The Sims. Eu sempre volto a jogar o jogo de tempos em tempos, e depois de aprender a lição reinstalando várias vezes, aprendi que sempre devo deixá-lo no computador, porque vou acabar jogando, mesmo que seja por mais uma semana.

Ao contrário do The Sims ser um jogo de mulher, eu diria que ele é um jogo que agrada todos os públicos, e como poucas mulheres ou pessoas mais velhas agradam de estilos mais “complexos” de jogos que exigem tempo e “tutorial”, mostra que é pelo fato dele abranger outro tipo de público raramente visto nos games de antigamente. Se fosse verdade que ele é um jogo feminino, poderíamos dizer que Nintendo Wii e jogos em Flash são feitos para mulheres.

Certo, preciso de argumentos mais sólidos para me convencer de que The Sims é um jogo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário